Uma delegação da Associação dos Diplomatas de Moçambique (ADIMO) foi recebida, no dia 16 de Maio de 2019 em Lisboa, pelo Presidente do Instituto Camões, I.P., Embaixador Luís Faro Ramos.

Durante o encontro foram partilhadas várias informações sobre as actividades do Camões, I.P. nas áreas da Cooperação para o Desenvolvimento, Cultura e Língua Portuguesa.

Destacou-se um Protocolo que o Instituto Camões possui com a República de Botswana para a criação de um Centro de Língua Portuguesa em Gaberone, no âmbito da introdução do Português como língua oficial da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Referiu-se à importância de foco na tradução a nível da SADC, ou seja, na formação de tradutores de documentos da SADC.

A ADIMO Manifestou interesse em colaborar com o Instituto Camões, no sector da cultura e implementação de projectos, tendo em conta a sua dinâmica em Maputo, bem como nas celebrações anuais do dia da língua e das culturas da CPLP.

A delegação da ADIMO fez-se acompanhar pelo presidente da direção da Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP), Embaixador Luiz Barreiros, pois o encontro enquadrava-se no programa da Visita de Trabalho da ADIMO, de 13 a 17 de Maio de 2019, para a troca de experiências com a sua congénere portuguesa.