No dia 02 Setembro de 2019, a Associação dos Diplomatas de Moçambique (ADIMO) procedeu a entrega do Projecto do Estatuto da Carreira Diplomática consolidado à S.Excia. José Condugua António Pacheco, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
O acto ocorreu durante uma audiência solicitada pela ADIMO e foi testemunhado pelos seguintes associados:
- Embaixador Eduardo Bacião Koloma, Coordenador do Grupo de Trabalho;
- Embaixador Álvaro Ó da Silva, Membro do Grupo de Trabalho e Presidente da Mesa da Assembleia Geral;
- Isaac Massamby, Presidente do Conselho Fiscal;
- Alexandre Manjate, Presidente da Direcção; e
- Pedro Nhacota Jr, Tesoureiro da ADIMO.
Na ocasião, o Embaixador Álvaro Ó da Silva, Membro do Grupo de Trabalho de elaboração do Projecto do Estatuto e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ADIMO referiu que o documento resulta de uma ampla discussão entre os diplomatas de todas as categorias, para além de consulta de outros estatutos corporativos nacionais bem como do estudo comparado com outros países, e que culminou com a aprovação em Assembleia Geral da ADIMO.
Por sua vez, S.Excia o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, que se fazia acompanhar do seu assessor, Embaixador Elias Zimba, sugeriu o seguimento dos trâmites para a aprovação do documento pelo Conselho de Ministros e comprometeu-se, a seu nível, de dar todo o apoio e tudo fazer para o efeito.
Aliás, assumiu que o Ministério dos Negócios Estrangeiros Estrangeiros (MINEC), vai se encarregar dos próximos passos para que o projecto seja discutido até à aprovação. O Presidente da Direcção da ADIMO, Alexandre Manjate, que fez a entrega formal do documento, reiterou total abertura de trabalhar em estreita colaboração com a direcção máxima do MINEC, na organização de cursos de formação e para a melhoria das condições de trabalho dos diplomatas. ADIMO