No passado dia 27 de Outubro de 2018, a Associação dos Diplomatas de Moçambique (ADIMO) reuniu-se em Assembleia Geral Extraordinária para a eleição dos novos órgãos directivos para os próximos três anos.
A sessão contou com a participação de S.Excia. José Condugua António Pacheco, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, e outros membros da agremiação.
A eleição dos órgãos sociais, por sufrágio universal e secreto, caracterizou-se por um resultado em que a única lista apresentada, foi confirmada por unanimidade, sem registo de votos contra nem de abstenções.
Registou-se a renovação de todos os membros dos órgãos directivos, com a entrada do Embaixador Alvaro Ó da Silva como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que terá como vogais António Macheve e Vanessa Takdira A. Mavimbe.
Para o Conselho de Direção, Alexandre Herculano Manjate foi eleito para presidir o órgão, tendo como secretário João António Xirinda e tesoureiro Pedro Nhacota Jr.
O Conselho Fiscal estará sob a presidência de Isac M. Massamby, com o secretariado do órgão a ser assegurado por Ivete Muquingue Uqueio e Paulina Abdala como vogal.
Os membros dos órgãos eleitos assumiram o compromisso de respeitar os associados e os valores da ADIMO, tornando a associação mais dinâmica e para tal apelaram a união e colaboração de todos os associados, dando primazia à materialização do slogan uma “ADIMO dos associados, com associados e para associados”.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação manifestou total abertura e disponibilidade para trabalhar com os órgãos sociais eleitos pois os ganhos da Associação reflectem-se directamente na diplomacia moçambicana.
A ADIMO foi criada com os objectivos principais de representar, promover os interesses e os objectivos dos profissionais moçambicanos da carreira diplomática, para além de contribuir para a sua valorização.