Em resposta a campanha de solidariedade para com as vítimas do Idai no centro do país, a Associação dos Diplomatas de Moçambique (ADIMO) procedeu a entrega, no dia 01 de Abril de 2019, ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC),  de um cheque no valor de 1.000.000,00 MZN (Um Milhão de Meticais) para a assistência humanitária às pessoas afectadas, sendo 500.000 MZN (Quinhentos Mil Meticais) para fase de assistência de emergência e 500.000 MZN (Quinhentos Mil Meticais) para o apoio aos programas de recuperação e reconstrução.

A doação foi entregue pelo Presidente da Direcção da ADIMO, Alexandre Manjate, cujo acto teve na sede do INGC.

Na ocasião, Alexandre Manjate referiu que a doação constituía um acto simbólico dos associados, considerando que as necessidades das pessoas afectadas são imensuráveis.

A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral da ADIMO, a 23 de Março de 2019, depois dos membros apreciarem as Informações sobre a situação no centro do país que foi dessolada com a destruição desvastadora causada pelo Ciclone Idai e pelas massivas inundações, bem como as respectivas acções de respostas levadas a cabo pelo Governo, pela Sociedade Civil e pelos parceiros de cooperação.

Em representação do INGC, Casimiro Abreu, director-geral adjunto, agradeceu o apoio dos diplomatas e garantiu que será encaminhado aos necessitados em função do plano de assistência da instituição. Refira-se que a ADIMO é o organismo que representa os interesses e objectivos dos profissionais moçambicanos da carreira diplomática, criado em 2002.