“Choramos o seu desaparecimento físico e, na ADIMO também exaltamos a sua obra” – Presidente da ADIMO, na mensagem de condolências.
Exma. Senhora Dona Dulce Pereira e Filhos,
Distinta Família Zaqueu,
Sua Excelência Joaquim Alberto Chissano, antigo Presidente da República,
Excelentíssimo Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação,
Excelências,
Minhas Senhoras, e
Meus Senhores
Com profunda dor e consternação, a Associação dos Diplomatas de Moçambique (ADIMO) tomou conhecimento da partida, do nosso convívio para a eternidade, do Embaixador e membro da associação, Bernardo Zaqueu.
Muito embora estejamos certos da inevitabilidade desta lei da natureza, dilacera-nos a alma aceitá-la, muito particularmente quando atinge aqueles que nos são muito especiais e deles ainda esperávamos o seu valioso contributo. A ADIMO é parte deste momento doloroso.
Distinta família Zaqueu,
O Embaixador Bernardo Zaqueu, vosso filho, pai, irmão, sobrinho, escreveu a sua história na vida diplomática em letras indeléveis.
Zaqueu, como nós os seus colegas o tratávamos, fez parte do primeiro grupo de formação de diplomatas, dirigidos pelo pai da diplomacia moçambicana, Joaquim Alberto Chissano. Este grupo foi percursor do actual Instituto Superior de Relações Internacionais. Alguns dos seus colegas presentes nessa cerimónia são depositários do seu modo de vida e de como encarava a profissão que escolhera e, sobretudo, como assumir e levar a cabo as responsabilidades que adviriam, em particular, quando em missões no estrangeiro. A sua disponibilidade, apoio e vontade de transmitir a sua experiência foram notáveis. Deste grupo pioneiro, alguns são hoje também Embaixadores de Carreira.
Bernado Zaqueu assumiu, no Ministério, várias funções de Direcção, desde Chefe de Departamento Central, Chefe de Gabinete do Ministro, Director Para Europa e Américas, Director para África e Médio Oriente, Director de Estudos, Planificação e Informação. No exterior serviu o estado Moçambicano nomeadamente em Nova Iorque, Brasil, Zimbabwe, China, Rússia, Londres, Argélia, onde, em pleno exercício das suas funções, veio perder a vida.
Foi membro da nossa associação desde a alvorada sua criação. De ideias firmes e convincentes, defendia com afinco e determinação a razão de ser da organização, a defesa do interesse da classe diplomática e a sua estratégia para o futuro, assente na sua robustez.
Minhas Senhoras e meus Senhores,
Choramos o desaparecimento físico do Embaixador Bernardo Zaqueu, e, na Associação também exaltamos a sua obra.
Os seus feitos, ensinamentos, o seu modo de viver a diplomacia, a sua humildade, constituem um legado que registaremos na história da ADIMO para às gerações vindouras.
Senhora Dulce Pereira e filhos, estamos convosco neste momento de dor. Inclinamo-nos perante a figura imponente do Embaixador Bernardo Zaqueu.
Que à sua alma descanse em Paz
Adeus para sempre Embaixador Bernardo Zaqueu.
Maputo, 14 de Dezembro de 2016
O Presidente da ADIMO
Embaixador Dr. Geraldo Chirinza